Sintep – MT

Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, apresenta estudos sobre forçamento da educação na rede municipal de Nova Mutum
Apesar de localizada no celeiro do agronegócio mato-grossense, as riquezas do município de Nova Mutum (a 242 km norte de Cuiabá) não chegam aos trabalhadores da educação da rede municipal. A valorização, possível e necessária, passa a ser cobrada pela categoria, diante dos estudos sobre Financiamento da Educação, realizados pelo secretário de Redes Municipais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), professor Henrique Lopes, a convite da subsede da entidade.
No último sábado (22/02), o dirigente estadual do Sintep-MT, esteve no município para a formação sobre financiamento da educação com os trabalhadores da educação da subsede do Sintep/Nova Mutum. Segundo Henrique Lopes os demonstrativos de receitas da educação do município sinalizam que há meios para fazer a defesa da valorização salarial junto a administração municipal.
Segundo Henrique, a rede municipal de educação de Nova Mutum está com praticamente todos os estudantes do Ensino Fundamental. A etapa, conforme a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB nº 9394/1996) orienta, integra o regime de colaboração com o estado, os quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros.

“Nova Mutum é um município rico e tem condições também de avançar no processo de valorização dos trabalhadores da educação”, afirma. Contudo, o dirigente destaca que há ainda alguns contraditórios sobre a folha de pagamento da educação municipal que precisam ser esclarecidos. “Orientamos a subsede do Sintep-MT a buscar esses esclarecimentos junto a administração municipal”, destaca.
O presidente da subsede do Sintep/Nova Mutum, Marcio Alves do Nascimento, comemora o fortalecimento da luta dos educadores da rede municipal, que participaram da apresentação feita pelo dirigente estadual. Henrique apresentou a realidade financeira da educação municipal, a partir dos recursos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação e Manutenção do Ensino) sinalizando viabilidade para avanços salariais da categoria.

Márcio Nascimento destaca que outros estudos para melhorias no Plano de Cargo Carreira e Salários dos educadores da rede municipal. O objetivo é garantir ganho real nos salários, além de ampliar a luta com o fortalecimento da categoria a partir da valorização e ampliação da base.
O diretor da regional Médio Norte, Alto Paraguai, professor Joildo Jovino, ressaltou que a conjuntura financeira do município é favorável e os trabalhadores precisam fazer a defesa dos seus direitos. “A luta tem que ser nossa, profissionais da educação”, concluiu.