Da Redação

A proximidade entre colmeias e lavouras também aumenta a produção de mel. Na soja, os rendimentos podem ser até 30% superiores.
Trata-se de uma relação em que duas atividades — a agricultura e a apicultura — ganham em produção e em sustentabilidade. Dados e estudos sobre essa interação serão apresentados durante o workshop gratuito “O Agro e as Abelhas”, no município de Sorriso (MT). O evento, que será realizado no dia 8 de maio, reunirá produtores, estudantes, pesquisadores e representantes de entidades no campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Sorriso. A organização é conjunta entre o IFMT e o Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso).
Com foco nos ganhos econômicos e ambientais, o encontro terá como um dos destaques a palestra do engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Soja, Dr. Décio Luiz Gazzoni. Ele apresentará os resultados de estudos que comprovam que a presença de abelhas nas lavouras pode aumentar, em média, 15% a produtividade da soja, sem alterar os custos de produção.
“A presença de abelhas no entorno das lavouras aumenta a produtividade da soja. Há estudos que mostram ganhos de, no mínimo, 10%, e outras pesquisas apontam até 30%, dependendo de fatores como clima, manejo e localização das lavouras. E é importante destacar que esse acréscimo representa uma renda líquida ao produtor, já que não exige mudanças no sistema nem aumento de custos”, explica Gazzoni. O pesquisador ressalta ainda que a atividade apícola também é beneficiada pela proximidade dos cultivos de soja. “Há uma maior produção de mel, sim. Durante a floração da soja, é possível colher entre 40 e 60 kg de mel por caixa. Isso é o dobro ou até o triplo da média nacional.”
Maior produção, mais sustentabilidade
A associação dos fatores econômicos com a preservação será um dos temas abordados pelo engenheiro agrônomo e embaixador do Clube Amigos da Terra, Xico Graziano. Ele fará a abertura oficial do workshop “O Agro e as Abelhas” com uma palestra que traz reflexões sobre o futuro do agro no Brasil.
“Vou mostrar que a agropecuária brasileira está caminhando firmemente para uma produção sustentável e responsável. A integração entre a soja e a apicultura é um exemplo claro disso: uma relação de ganha-ganha entre produção e preservação”, afirma Xico Graziano.
“Precisamos também aproximar a nova geração do campo, mostrando que o agro moderno é tecnológico, produtivo e aliado do meio ambiente.”
O workshop “O Agro e as Abelhas” será uma oportunidade única para os participantes entenderem como a ciência e a cooperação entre diferentes áreas podem transformar o campo e gerar benefícios econômicos e ambientais para toda a região. Com mais de 3,5 milhões de hectares cultivados no médio-norte de Mato Grosso, o potencial de integração produtiva entre lavouras e polinizadores é enorme, representando uma nova fronteira para o desenvolvimento rural sustentável.
